INCLUSÃO

Thiago Rodrigo - COORDENADOR

Levando em consideração o papel da escola na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, vê-se a possibilidade de incluir nas vivências escolares o tema da inclusão do sujeito com deficiência. O que está engendrado nesse debate é o dever da escola frente ao combate às desigualdades socioeducacionais para com as pessoas que apresentam características atípicas ao longo do desenvolvimento.

Todo o acompanhamento pedagógico ofertado pelo Colégio, da Educação Infantil ao Ensino Médio, se baseia na inclusão educacional, em sala de aula regular, por defendermos e acreditarmos que o convívio junto aos pares da aprendizagem é condição básica para o desenvolvimento biopsicossocial dos sujeitos que apresentam especificidades globais de desenvolvimento e/ou deficiências físicas e/ou intelectuais.

Com base nos princípios estabelecidos na resolução CNE/CEB nº 4/2009 – que assegura aos alunos público-alvo da educação especial o acesso ao ensino regular e a oferta de atendimento educacional especializado –, na Lei nº 12.764/12 (também conhecida como Lei Berenice Piana) – que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – e também baseados nas demais legislações concernentes, as atividades têm sido executadas no Colégio Agnes Erskine.

Outrossim, postulamos que ao praticar o exercício diário da educação inclusiva em nosso colégio, também estamos nos assemelhando a Cristo, que a todos criou. Mediante a isso, seguimos firmes como está orientado em Marcos c 12 v 30-31: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

Profª. Maria Tatiana Estevam da Silva - Sala de Recursos Multifuncionais - Manhã
Profª. Dilvanice Monteiro Felipe - Sala de Recursos Multifuncionais - Tarde

E-MAIL: 

© 2020 por Colégio Presbiteriano Agnes Erskine

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • Branca ícone do YouTube